A voz de Deus diz no mais íntimo do teu ser: «Tu és o meu amado, em ti pus a minha complacência». É a voz do Pai, mas quantas vez estás preocupado em ouvir outras vozes, que gritam mais fortes, como: «Demonstra que vales alguma coisa; faz algo de relevante, espetacular ou poderoso e ganharás o amor por que tanto anseias». Este é o caminho que acaba por enfraquecer e matar a vida espiritual. Por isso, é que precisamos ter presente que somos os «amados». Precisamos de ouvir voz que fala no silêncio e na solidão do teu coração que parecer-te menos convincente e nos chama: «amados». Sim, fomos intimamente amados, muito antes que os nossos pais, professores, cônjuges, filhos e amigos. Esta é a verdade da nossa vida. Esta é a verdade que precisamos de assumir. Esta é a verdade da Voz d’Aquele que te chama: «Tu és o meu amado».
– Viver é ser amado
Archive for the ‘Ensinamentos’ Category
Viver é ser amado
Domingo, Janeiro 7th, 2024Aqui e Agora – Vida no Espírito
Sábado, Janeiro 6th, 2024Estas meditações do Padre Henry Nouwen são como um mosaico, cada uma como um tijolo de uma casa. Os leitores poderão descobrir nelas muitos pontos de contacto com a sua própria vida espiritual, embora cada um tenta a sua própria caminhada espiritual.
– Viver o presente
– Alegria
– Sofrimento
– Conversão
– Vida disciplinada
– A vida espiritual
– A oração
– A compaixão
– A Família
– Os relacionamento
– Quem somos nós
– Viver é ser amado
O movimento descendente da vida espiritual
Sábado, Janeiro 6th, 2024O Verbo da Vida, que estava com Deus desde o princípio e que era Deus, revelou-se como uma criança pequena e indefesa; como refugiado no Egito; como adolescente obediente e adulto discreto; como discípulo penitente de João Batista; como pregador pelas ruas da Galileia, seguido por alguns simples pescadores; comia com pecadores e conversava com estranhos; foi visto como marginal, criminoso e como ameaça para o seu povo. Passou do poder para a impotência total, da grandeza para a pequenez, do êxito para o fracasso, da força para a fraqueza, da glória para a ignomínia. Toda a vida de Jesus de Nazaré resistiu a qualquer movimento ascendente. A vida dos seus seguidores não pode ser diferente.
– O Caminho descendente de Cristo
O regresso do filho pródigo
Quarta-feira, Janeiro 3rd, 2024«Sempre pensei em mim como sendo o filho mais novo, – diz o Padre Henry Nouwen – mas agora tenho toda a certeza de ser o filho mais velho, porque, mesmo estando em casa, eu ando perdido como o filho mais novo. Trabalhei na quinta do meu pai, mas nunca saboreei a alegria de estar em casa. Em vez de sentir-me grato por todos os privilégios recebidos, converti-me numa pessoa ressentida. Mas, chegou a hora de eu assumir a minha verdadeira vocação: ser como o Pai que acolhe os filhos em casa sem lhes pedir explicações e sem lhes pedir nada em troca. Olhando para o Pai (Lc 15, 11-32) descobri a minha verdadeira vocação: ser como o Pai». Neste escrito resumi algumas reflexões, que acredito possam ser úteis aos meus 10 leitores. Boa leitura, Padre Leo
O regresso do Filho Pródigo
Os votos secretos
Sábado, Dezembro 30th, 2023Os votos secretos são determinações que fazemos em crianças e depois esquecemos, no entanto, ficam gravadas no sub-consciente, permanecem ativas e condicionam a nossa vida porque nos impelem a reproduzirmos repetidamente aquilo que o voto exige. São chamados “secretos” porque os fazemos em crianças e depois os esquecemos e, na verdade, têm mais poder precisamente em virtude do seu secretismo. Os votos feitos mais tarde, ao longo da vida, não são tão eficazes. O nosso ser interior retém persistentemente essa programação apesar de crescermos, mudarmos de ambiente e de situação. Ela continua ativa, apesar de todas as mudanças. A marca distintiva de um voto secreto é precisamente a de resistir às mudanças e ao processo de amadurecimento. Fomos crianças e crescemos, chegamos à puberdade e à adolescência, desenvolveram-se os órgãos e as hormonas, mas os votos secretos permaneceram inalterados. Agora, adultos, podemos determinar, decidir com a nossa vontade, de agir de forma diferente, mas eles levam-nos sempre de volta às práticas habituais. Podemos receber Jesus como Senhor e Salvador, mas somos continuamente derrotados. Os votos secretos precisam ser descobertos e desligados. Votos secretos
A cura da árvore genealógica
Quinta-feira, Novembro 30th, 2023Qualquer ser humano, não importa a sua proveniência, apresenta características comum, com os seus antepassados. Não é difícil, reconhecer a hereditariedade física: cada um de nós tem traços semelhantes ao pai, à mãe, aos avós. Da mesma forma, a podemos reconhecer a nível psicológico: cada um tem traços de caráter comuns aos pais, aos avós etc. A nível físico podemos reconhecer doenças que se transmitem dos pais para os filhos, câncer, diabete, distúrbios cardíacos e circulatórios, etc. Podemos dizer que herdamos não só os traços físicos, mas também os traços psicológicos e emocionais. A cura acontece através da oração de perdão.
– A cura da árvore genealógica
– Orações de cura da árvore genealógica
OS SACRAMENTOS
Terça-feira, Julho 19th, 2022– Os sacramentos, breve introdução
– Os sacramentos atualizam a salvação
– A palavra sacramento
– Os sacramentos da salvação
– A Igreja, Sacramento de Cristo
– Deus atua através dos sacramentos
– Os sete sacramentos – Papa Francisco
– Os sacramentos da iniciação cristã
– Os sacramentais
– O sacramento da Confissão
– O sacramento da Misericórdia do Pai
– O que é o pecado
– Tentação e pecado
– A confissão dos pecados
– A confissão mensal
– Porque devo confessar-me
OS SACRAMENTAIS
São sinais sagrados, pelos quais à imitação dos sacramentos, são significados efeitos espirituais, obtidos pela intercessão da Igreja. Pelos sacramentais, os fiéis se dispõem a receber o efeito principal dos sacramentos e são santificadas as diversas situações da vida (Sacrossantum Concilium SC, 60). Clique aqui:Os sacramentais
RECONHECERAM-NO NA FRACÇÃO DO PÃO
Domingo, Julho 17th, 2022– Não nos ardia o coração, uma meditação sobre a vida eucarística
– As nossas perdas, ressentimento ou gratidão
– Senhor, tende piedade de nós
– Discernindo a Presença
– Convidando o Estranho
– Entrando em comunhão
– Partindo em missão
– Catequeses do Papa Francisco sobre os sacramentos
– Catequeses sobre a Santa Missa – Papa Francisco
– Catequeses sobre o Pai Nosso – Papa Francisco
– Catequeses sobre a esperança – Papa Francisco
– Catequeses sobre a os mandamentos – Papa Francisco
– Catequeses sobre a família – Papa Francisco
Deus é «Amor»
Quarta-feira, Maio 25th, 2022O apóstolo São João afirma: «Deus é Amor» (1 Jo 4, 8, 16). Não diz simplesmente que «Deus ama», mas que «Deus é amor»: o amor constitui a própria essência de Deus (CIC 221). Revelou-nos que Ele próprio é Comunidade de Amor»: Pai, Filho e Espírito Santo, e destinou-nos a tomar parte nessa comunhão, agora e por toda a eternidade.
Deus manifestou o Seu amor na grande obra da criação: criou o homem «a Sua própria imagem e semelhança» e lhe confiou o universo para que o aperfeiçoasse com o seu trabalho. Manifestou o Seu amor na história da salvação: escolheu o povo de Israel, libertou-o da escravidão do Egito, conduziu-o à terra prometida, falou-lhe pelos profetas e, na plenitude dos tempos, enviou o Seu Filho Jesus Cristo. No dia de Pentecostes derramou o Espírito Santo, o Espírito de Amor que habita no coração dos seus fiéis.
– Deus é Amor
– O Amor de Deus no Antigo Testamento
– O Amor de Deus no Novo Testamento
– O Amor de Deus é Ágape