O SER HUMANO – Unidade de Corpo e alma

16 de Abril de 2009 0 Por Pe Leo Orlando

São Paulo, apresenta o corpo humano comparando-o a uma tenda, uma morada frágil e transeunte, mas quando for destruído, isto é quando morremos, recebemos uma morada eterna, desta forma, com simplicidade, nos ajuda compreender o mistério profundo de todo o ser humano, o de ser um “espírito encarnado”, isto é, no nosso corpo, na nossa pessoa, vive um espírito imortal, é aquela realidade espiritual que costumamos chamara “alma”: «Sabemos, com efeito, que, quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for destruída, temos uma habitação no Céu, obra de Deus, uma casa eterna, não construída por mãos humanas… Portanto, estamos sempre confiantes e conscientes de que, permanecendo neste corpo, vivemos exilados, longe do Senhor, pois caminhamos pela fé e não pela visão… Com efeito, todos havemos de comparecer perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba conforme aquilo que fez de bem ou de mal, enquanto estava no corpo» (2Cor 5,1-10).

O homem é «unidade de corpo e alma». Seguimos o ensinamento do Catecismo da Igreja Católica: Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (Gn 1,27). A pessoa humana é um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual. (Cat. nº 362). A palavra “alma” designa, nas Sagradas Escrituras, a vida humana, ou a pessoa humana no seu todo. Mas designa também o que há de mais íntimo no homem, isto é a «alma». (Cat. nº 363). O corpo humano é animado pela alma espiritual (Cat. 364). No homem, o espírito e a matéria não são duas naturezas unidas, mas a sua união forma uma única natureza (Cat nº 365).
A Igreja ensina que cada alma espiritual é criada por Deus de modo imediato e que é imortal, isto é, não morre quando, na morte, se separa do corpo; e que se unirá de novo ao corpo na ressurreição final (Cat nº 366). Resumindo, ao nº 382, o Catecismo afirma: O homem é «uma unidade de corpo e alma». A doutrina da fé afirma que a alma espiritual e imortal foi criada imediatamente por Deus. O Catecismo da Igreja Católica Compéndio repite o mesmo conceito, de forma resumida e sclarecedora. Ao nº 70 pergunta-se Quem dá a alma ao ser humano? E responde: A alma espiritual não vem dos pais, mas é criada directamente por Deus e é imortal. Separando-se do corpo no momento da morte, ela não perece; voltará a unir-se novamente ao corpo, no momento da ressurreição final.