O pecado contra o Espírito Santo

Jesus disse «Todo o pecado ou blasfémia será perdoado aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito não lhes será perdoada» (Mt 12,31).

O Maligno leva os homens ao pecado, e rebelar-se contra Deus. Seu objetivo principal é conduzir os homens para o inferno. Não quer que o pecador se converta e viva, não quer que recupere a confiança em Deus e se salve, não quer que reconheça os seus pecados, que se arrependa e receba o perdão de Deus.

Por isso, Jesus alerta sobre o único pecado que não será perdoado, a blasfémia contra o Espírito Santo. Este pecado consiste precisamente na recusa livre e consciente do perdão gratuito de Deus. Se o homem não se reconhece pecador, não quer converter-se, recusa o perdão de Deus, por isso, recusa a salvação porque Deus não obriga a ninguém a aceitar o Seu amor.

O diabo pecou contra o Espírito Santo, condenou-se à perdição eterna por uma sua opção livre, pessoal e irrevogável. Não foi por falta de amor e de perdão da parte de Deus, mas por falta de arrependimento da parte dele.

A mesma coisa pode acontecer aos seres humanos ao fim da sua vida terrena. (cf. CIC 393)

Comments are closed.