Agradecer é vida

Nas cartas de São Paulo, encontramos duas citações sobre a necessidade de agradecer a Deus. A primeira é «agradecer» a Deus SEMPRE e em TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS: «Sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo» (Tess 5,18). A segunda, explica, PORQUÊ agradecer: «tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus» (Rom 8,28). Deus faz tudo para o nosso bem, por isso, temos de lhe agradecer. As palavras «em tudo dai graças» não são uma simples exortação, mas «dizem qual é a vontade de Deus», isto é, o que Deus espera de nós. O agradecimento deve tornar-se um estilo de vida.

A gratidão dá vida, a ingratidão semeia morte. Agradecer dá vida porque esta é a vontade de Deus a nosso respeito. Quando agradecemos semeamos vida porque estamos a cumprir a vontade de Deus, estamos a actuar com a força que Deus nos dá. A ingratidão semeia morte porque nos mantém fechados nas paredes do nosso egoísmo. A ingratidão é indiferença, é cegueira porque não conseguimos ver os dons que recebemos. Somos como cegos porque perdemos a Luz da verdade, a luz de Deus. Fechados, nas trevas, só vemos o negativo, só temos uma visão limitada ou distorcida da realidade. Além disso, queremos cada vez mais, nunca ficamos satisfeitos, não encontramos a paz dentro de nós, nem temos a capacidade de enfrentar a vida com serenidade e coragem.

A gratidão dá vida porque a Luz do Amor de Deus brilha dentro de nós; a Luz verdadeira que ilumina todos os homens, a luz que vence as trevas e nos faz ver o bem em todos os momentos da nossa vida, mesmo no meio das dificuldades. Quando agradecemos a nossa vida é iluminada pela bondade de Deus, por isso avançamos com a força de Deus. Não ignoramos os problemas, ma não fugimos deles. O Senhor dá-nos serenidade e nós confiamos n’Ele.

A gratidão dá vida porque quando agradecemos temos a consciência clara da Sua Sua presença, do Seu Amora e da Sua Providência Infinita. A gratidão liberta-nos do pessimismo, dá luz à nossa inteligência, ajuda-nos a dimensionar os problemas e faz-nos ver os aspectos positivos que nos ajudam a crescer.

Obrigado Senhor Jesus, porque nos revelaste o rosto amoroso do Pai Celeste que cuida das aves do céu e das flore dos campos e muito mais cuida de nós que somos os Seus filhos. Obrigado, Jesus, Filho muito amado do Pai, que nos vieste iluminar com a Palavra da Vida e libertar-nos das trevas do mundo. Obrigado, Jesus que pela Tua Santa Cruz e pelo Teu Sangue derramado por nos deixastes a prova mais evidente do Amor de Deus. Obrigado, Jesus, que com a Tua morte vencestes a nossa morte e com a Tua Ressurreição nos destes a verdadeira vida. Eu Te agradeço porque com a Tua ressurreição nos fizestes renascer para uma vida nova. Obrigado, Jesus, porque, confiando em Ti, podemos vencer todas as dificuldades da nossa vida. Amén.

A oração de agradecimento é vida porque nos dá a certeza de que Deus está sempre presente e opera na nossa vida. Mesmo nos momentos mais difíceis avançamos confiantes porque Deus está connosco, nunca estamos sozinhos nem abandonados. A certeza de que Deus nos ama e cuida de nós, faz-nos avançar seguros, sem desanimar, confiando serenamente na Sua Providência infinita.

A oração de agradecimento é vida porque nos torna atentos à presença de Deus na nossa vida. Por isso, perseveramos na vivência da nossa fé. Confiamos em Deus que cuida de nós, vivemos tudo na Sua presença.

Pelo agradecimento, Deus torna-se vida em nós: Ele é como o sol que brilha, ilumina o nosso caminho e aquece os nossos corações. A certeza da Sua Presença afasta as antipatias, desbloqueia as situações, mesmo as mais complicadas e torna-nos mais atentos e generosos para com os outros.

A oração de agradecimento dá vida porque nos orienta para Deus, fonte de vida, de alegria de esperança e de paz.

Senhor, a nossa vida neste mundo está marcada pela cruz, mas a Tua cruz ilumina a nossa vida. Obrigado, Senhor Jesus pela Tua Presença consoladora, pela força que me dás para avançar nos momento difíceis e pela coragem em enfrentar as dificuldades da vida. Obrigado Jesus, porque posso confiar em Ti, obrigado por esta capacidade de confiar, que me dá a força de sorrir, de avançar, de dar uma palavra boa, uma olhar de esperança, porque tenho a certeza que Tu estarás sempre comigo. Obrigado Senhor.

Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade de Amor Infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós. Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão, dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. (Papa Francisco)

Comments are closed.