Faremos Nele a Nossa Morada

«Aquele que me ama, – disse Jesus – Meu Pai também o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada».

Como é Deus faz morada em nós. É pelo Espírito Santo, o outro Consolador, prometido por Jesus. Pelo Espírito nos tornamos morada de Deus.

É necessário preparar-se! Se um amigo rico e poderoso quisesse visitar-te, entrar em tua casa, com certeza que tu prepararias a tua casa, de forma que o teu amigo, ao chegar, a encontre limpa e bem arrumada, e Ele se sinta bem recebido. Sem esta preparação, o teu amigo, poderia ficar chocado e não sentir-se bem recebido.

Por isso, se quer encontrar-te com Jesus, receber o Espírito Santo, ou renovar este tesouro que está já dentro ti, prepara o teu coração, prepara a morada interior da tua alma. Purifica o teu coração, deixa o homem velho, escravo do pecado, reveste o homem novo, renovado pela Graça, renascido pelo poder do Espírito Santo.

São Gregório Magno exortava os cristãos a preparar-se porque o Senhor prometeu: «Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada». Ele dizia “prepara-te porque o Senhor pode chegar e passar adiante”.

O encontro com o Senhor é alegria e paz, mas, em vez disso, tu podes sentir remorsos e tristezas. Não fugir! São estes os primeiros sinais da Sua presença, confia, nada está perdido, o remorso e a tristeza produzem o arrependimento, o arrependimento leva à conversão. É desta forma que o Senhor Jesus está contigo e te ajuda a preparar o grande encontro.

Nem toda a tristeza é má. Existe também uma tristeza boa, positiva, que leva ao arrependimento, que é já um sinal da presença de Deus, um sinal de que tu estás debaixo do Seu olhar misericordioso.

Considera o que aconteceu aos dois discípulos de Emaús. O Senhor Jesus apresentou-se, caminhou e conversou com eles. O Senhor Jesus escutou o desabafo dos seus corações desiludidos, mas também denunciou a sua dureza de coração, a sua lentidão em acolher a Palavra de Deus. Jesus não desistiu, com muito amor e paciência, passando pelas Escrituras, anunciou-lhes o que lhe dizia respeito. As seus olhos estavam impedidos de reconhecer o Senhor, mas as Suas palavras aqueciam os seus corações desiludidos. Encontraram Jesus pelo caminho, mas não o reconheceram, no entanto a Sua Palavra infundia neles luz e esperança.

O grande encontro.
Chegando na aldeia de Emaús, os dois discípulos estavam prontos para o encontro mais íntimo, convidaram a Jesus a entrar em casa, e lá se realizou o encontro: os seus olhos se abriram e o reconheceram no simples gesto de partir o pão. O encontro mais íntimo com o Senhor, tem uma dimensão comunitária maravilhosa, realizou-se “em casa” isto é na Igreja.

Prepara portanto a tua casa, o teu coração, porque o Senhor certamente virá. É Ele que quer encontrar-se contigo. Ele se manifesta aos corações humilhados e arrependidos.

O Senhor Jesus, pelo Espírito Santo, habita no coração de todos aqueles que amam a Deus e observam os seus mandamentos. És morada de Deus, Templo do Espírito, o amor de Deus que habitar em ti e ajudar-te a vencer todas as tentações. Renuncia ao pecado, renuncia a Satanás e as sua propostas enganosas. Escolhe Jesus, como Senhor da Tua vida.

Comments are closed.