Vida interior

IMITAÇÃO DE CRISTO, LIVRO SEGUNDO, CAPÍTULO 1

EXORTAÇÕES À VIDA INTERIOR

O Reino de Deus está dentro de vós, diz o Senhor (Lc 17,21).
Converte-te a Deus de todo o coração, deixa este mundo miserável e tua alma achará descanso. Aprende a desprezar as coisas exteriores e entrega-te às interiores e verás chegar a ti o Reino de Deus. Pois o Reino de Deus é paz e e exultança no Espírito Santo (Rom 14, 17), que não se dá aos ímpios. Virá a ti Cristo para consolar-te, se lhe preparares no teu interior uma digna morada. Toda a Sua glória e formosura está no interior (Sl 44,14), e só aí que o Senhor se compraz. O homem que vive a vida interior é frequentemente visitado por Ele com doces conversas, amorosa consolação, grande paz e familiaridade sobremaneira admirável. 


Possui a Jesus Cristo
Avança, alma fiel, prepara o teu coração para receber o Esposo, a fim de que Ele se digne chegar e morar em ti. Pois assim Ele diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada” (Jo 14,23). Portanto, abre o teu coração a Cristo e fecha a tua porta a todos os outros.
Se possuíres a Cristo serás rico e satisfeito. Ele te basta! Ele mesmo será teu provedor e fiel procurador em tudo, de modo que não terás necessidade de te apoiar nos homens. Porque os homens mudam facilmente e faltam com facilidade à confiança, mas Cristo permanece eternamente (Jo 12,34), e firme nos acompanha até ao fim.

Jesus é a tua paz
Não podemos ter grande confiança no homem frágil e mortal, por mais que nos seja caro e útil; nem nos devemos afligir demais quando alguém nos contraria com palavras ou obras. Os que hoje estão contigo amanhã talvez sejam contra ti, e reciprocamente, pois os homens mudam como o vento. Põe toda a tua confiança em Deus, e seja Ele o teu temor e amor; Ele responderá por ti, e fará tudo para o teu bem e do melhor modo.
Lembra-te que não tens aqui morada permanente (Heb 13,14), por isso, e qualquer lugar estejas, és sempre estrangeiro e peregrino; e nunca encontrarás descanso, se não estiveres intimamente unido a Jesus. 


Abriga-te nas Suas Santas Chagas
Para que procurar ao teu redor, se não é este o lugar de teu repouso? A tua habitação é o Céu, as coisas deste mundo são passageiras, por isso não deves fixar nelas o teu olhar. Todas as coisas passam, e tu igualmente passas com elas; toma cuidado para não te apegares nelas, a fim de não te deixar escravizar e perder a tua alma. O teu pensamento seja o Altíssimo, par Ele eleva a tua alma e a Cristo dirige a tua súplica incessante.
Se não tens uma inteligência capaz de contemplar as coisas celestes, descansa meditando na paixão de Cristo e abrigar-te em suas Santas Chagas. Pois, se te acolheres com devoção nas Chagas do Senhor Jesus e nas Suas preciosas estigmas, sentirás grande conforto em todas as tuas tubulações, não darás importância ao desprezo dos homens e suportarás facilmente as calunias das línguas maldosas. 


Imita a paciência de Jesus
Cristo também foi desprezado pelos homens deste mundo, abandonados pelos seus conhecidos e desamparado pelos seus amigos mesmo nos momentos de maior necessidade, passando os opróbrios a Sua paixão.
Cristo quis padecer e ser desprezado; e tu pretendes queixar-te de alguém e por coisas pequenas? Cristo teve inimigos e caluniadores e tu pretende ter amigos e benfeitores? Como poderá ser coroada a tua paciência, se não encontrares alguma adversidade? Como podes ser amigo de Cristo, se não queres sofrer alguma contrariedade? Sofre com Cristo e por Cristo, se com Cristo queres reinar. 


O homem interior
Se uma só vez entraras perfeitamente no Coração de Jesus e gozaras um pouco de seu ardente amor, não farias caso daquilo que para ti é cómodo ou incomodo, mas muito pelo contrário, te alegrarias com os opróbrios recebidos; porque o amor de Jesus faz com que o homem se despreze a si mesmo. Quem amos Jesus e a verdade, isto é, o homem espiritual, é de verdade livre das afeições desordenadas; por isso pode recolher-se em Deus, elevar seu espírito acima de si mesmo e fruir delicioso descanso.

O hábito do recolhimento interior
Aquele que avalia as coisas pelo que são, e não segundo o dizem ou estimam os outros, este é o verdadeiro sábio, ensinado mais por Deus do que pelos homens. Quem sabe viver recolhido dentro de si e dá pouca importância às coisas exteriores, não precisa escolher o lugar nem o tempo para se dedicar aos exercícios de piedade.
O homem interior recolhe-se expontaneamente porque não dá atenção às coisas exteriores. Não fica prejudicado com o trabalho exterior, nem com as diversas ocupações, a seu tempo necessárias, mas sabe adaptar-se às diversas circunstâncias, conforme sucedem. Quem está bem interiormente disposto e ordenado na vida interior não se importa com as façanhas e os crimes dos homens. O homem fica contrariado e distraído, quanto se deixa envolver pela coisas do mundo. 


Deixa as criaturas
Se tu fores reto e puro, tudo te concorre para o teu bem, todas as coisas se mudam para o teu proveito. Mas, muitas coisas te causam desgosto e te deixam perturbado porque ainda não morrestes a ti mesmo, nem te desligaste das coisas terrenas.
Nada mancha tanto e embaraça o coração do homem como o amor desordenado às criaturas. Se renunciares às consolações exteriores, poderás contemplar e rejubilar frequentemente com as coisas celestes.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.