Humildade

Pode acontecer que,
devidas as circunstancias da vida,
comecemos a avaliar as pessoas
não por aquilo que são,
mas para saber se estão
a nosso favor ou contra nós.

A “Imitação de Cristo”, livro 2, capítulo 2, assim responde:

Sofrer em silêncio, com humildade
Não fiques angustiado se alguém está por ti ou contra ti; mas procura e fazes o possível para que Deus esteja contigo em tudo o que tu fizeres. Procura ter uma consciência recta e Deus te defenderá, pois se Deus estiver contigo e te ajudar não há maldade que te possa prejudicar.

Suporta o sofrimento em silêncio, verás, sem dúvida, o socorro do Senhor. Ele sabe o tempo e o modo de te livrar; portanto, entrega-te todo a Ele. Deus ajudar-te-á e livrar-te-á de toda a confusão. Muitas vezes é mais útil para nós, perseverar com humildade do que deixar que os outros conheçam os nossos defeitos e no-los repreendam.

A humildade é muito útil para nós
Quando o homem se humilha por seus defeitos, facilmente desarma os outros e com poucas palavras dá satisfação aos que estão irados contra ele. Deus protege o humilde, ama o humilde o consola; inclina-se e derrama nele abundantemente a sua graça. O humilde rebaixou-se, mas o Senhor levanta-lo-á em grande honra. É aos humildes que Deus revela os seus segredos e suavemente os atrai e convida.
O humilde mesmo quando é offendido conserva sua paz, porque está com Deus não com o mundo. Não pensar de ter feito algum progresso na vida espiritual se não te reconheces inferior a todos.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.